Olá, compartilho com os queridos leitores do blog os textos que colocamos em cartões para o Encontro de Casais Bem Casados 2018, realizado pela Igreja Presbiteriana Nova Vida, DF, entre os dias 18-20 de maio.
São textos que fazem alusão ao tema do Encontro e levam o casal a consolidar a proposta.
Abraços,
Marcelo Morais.
"Eu não me esquecerei de todas as suas obras, para sempre!" Amós 8.7
O tempo deixa marcas nas construções. Marcas de uso. Marcas de ataques do clima, de vândalos e de guerra. Até a restauração de uma construção também deixa suas marcas aparentes.
Com o passar do tempo, o casamento também tem suas marcas. Com o tempo, o casamento apresenta marcas do relacionamento, que pode ser afetivo ou apático. Marcas de lutas, entre elas derrotas e vitórias. Algumas marcas são como cicatrizes, nunca saem e representam uma dor no passado, ainda que superada. Outras marcas são como desenhos decorativos, embelezam e representam algo especial.
Há também marcas da experiência. Elas representam o caminho percorrido com atenção, aprendizado e apreensão da sabedoria.
Para preservar o casamento como um projeto de vida, é necessário entender essa dinâmica do tempo e da marca que se quer deixar nesse projeto. Investir na relação afetiva, na convivência saudável, no respeito mútuo, nas atividades em conjunto e na compreensão dos papeis de cada um nesse projeto.
Marcar a existência do cônjuge com amor e carinho devidos. Marcar com a presença agradável, não murmurante, não reclamante de tudo. Marcar com um olhar de esperança, de incentivo, de sonhos e projetos futuros. Marcar com oração e vida consagrada, com compromisso espiritual e piedade evidente, com discernimento e obediência à vontade de Deus.
E isso tudo é considerado no tempo e no espaço. Ou seja, perseverante, presente, a cada instante. Como o constante vento que esculpe as pedras e deixa sua marca, assim a preservação do casamento depende dessas marcas adquiridas pela constância, perseverança e presença dos amantes. Afinal, não se pode marcar mais a existência do outro se ele não esiver mais na relação.
Entenda, aproveite cada momento e marque a vida do seu cônjuge. Agora mesmo, faça isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário