Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Tal pai, tal filho.

Pv 23:15-16 (NTLH)
“Meu filho, se você se tornar sábio, eu ficarei muito feliz. Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria.” 

Tal pai, tal filho.

Existe um processo no desenvolvimento do conhecimento que envolve dinâmicas específicas. Piaget, psicólogo e educador, teorizou algumas dessas dinâmicas e conceituou os termos assimilação, acomodação e equilibração.

Basicamente, pode-se dizer, que, é o filho recebendo o ensino do pai conforme o conteúdo é dado, o pai facilitando o conteúdo do ensino para melhor ser acomodado ao entendimento do filho e a sabedoria será o equilíbrio resultante entre o que o filho conseguir assimilar do pai e o pai conseguir acomodar ao entendimento do filho. Assim, imagino, a sabedoria popular, simplificou dizendo: tal pai, tal filho.

A Palavra de Deus é, de certa forma, o Pai facilitando o conteúdo da Sua vontade para melhor ser acomodada em nossos corações. Jesus Cristo, foi a radicalidade dessa dinâmica acomodando-se ao ser humano para que pudéssemos perceber a vontade de Deus por sua obra.

Por outro lado, o Espírito Santo nos capacita para assimilarmos o que Deus nos ensina por Sua Palavra. A mensagem está aí, a bíblia está à disposição, a Palavra é vida e santificação, cumpre aos capacitados pelo Espírito Santo buscar o entendimento dessa mensagem para seu conhecimento.

O resultado dessa dinâmica será a sabedoria ministrada pelo Pai e apreendida pelo filho. O Pai ficará muito feliz e exultante por ver Seus filhos adquirindo sabedoria por meio da Sua Palavra. Assimilando pelo Espírito Santo e acomodando em seu coração pelos méritos de Jesus Cristo.


Leia a Bíblia:
João capítulo 16
1 João capítulo 2
Provérbios, um capítulo por dia, todos os dias…

Nenhum comentário: