Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Ensinando os filhos

Pv 4:1-4 (NTLH)
“Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos.
Quando eu era menino, filho único dos meus pais, o meu pai me ensinava, dizendo:
— Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.”

Um desafio enorme está sobre o ofício dos pais, ensinar os seus filhos a vida.

O ensinar para a vida requer um conjunto de fazeres que envolve tempo, disposição e investimento. Não dá para terceirizar tudo… Mas, também não dá para fazer tudo…

Aí entram a escola, a igreja, o cursinho, a academia, os livros, os filmes e etc. Todavia, é com a família que o conjunto dessas ações receberão os filtros necessários, as medidas cautelares e o descarte inevitável do que não convém. O resultado disso pode ser chamado de Educação.

Mário Sérgio Cortella, diz: “As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.

Essa tarefa da família exige um preço. “Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.” Pv 4:7

E as famílias têm investido muito nessa tarefa. Todavia, muitas desprezam o que tem de mais valioso, importante, perene e eterno: O ensino das Escrituras.

Observe a preciosidade desse texto bíblico:
Pv 4:10-19
“Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.
A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.”

Observou? Reflita se a passagem representa bem o que você deseja para o seu filho. A orientação que você daria ao seu filho quando ele está para sair de casa para uma festa com os amigos.

É uma pena que muitas famílias têm desprezado o ensino das Escrituras…

Desprezam quando deixam de levar seus filhos à Escola Dominical, ao Culto, à Igreja…

Desprezam quando valorizam mais o que o sistema secular oferece do que a Palavra de Deus orienta, invertendo os valores priorizando o secular, material em detrimento do santo e espiritual.

Desprezam quando o que pensam é superior ao que a Bíblia ensina…

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Pv 4:23

Mas, feliz será a família que se lembrar e amar as orientações bíblicas…
“Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.” Pv 4:22

Leia a Bíblia: 
Colossenses capítulos 2 e 3
Efésios capítulo 4
Provérbios, um capítulo por dia, todos os dias…



Nenhum comentário: