Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

"Tudo depende da sorte e da ocasião"



“Eu descobri mais outra coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião.”
(Eclesiastes 9:11)

É interessante o pensamento dominante de que tudo nessa vida deve ser conquistado, deve ter mérito, deve ser feito a nossa parte e etc.

Meritocracia é o pensamento, ou sistema, de realizações e capacidades alcançadas pelo indivíduo em um desenvolvimento linear, ascendente e que busca sempre a proeminência. Afinal, tudo deverá ter o seu merecimento.

Todavia, o sábio Salomão escreveu o texto de Eclesiastes, inspirado pelo Espírito Santo, demonstrando uma curiosa faceta da vida. “Tudo depende da sorte e da ocasião”, disse ele.

Para entendermos melhor o que ele estava querendo comunicar, devemos ler alguns versículos a mais.

“Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos.”
(Eclesiastes 9:12)

É aqui que reside o princípio do que Salomão estava querendo comunicar. O sábio percebeu em sua experiência que a humildade vale mais que a meritocracia, haja vista que nem sempre é o melhor que leva a melhor. E isso fica evidente quando observamos poderosos cairem, fortes serem derrotados, espertos serem ultrapassados, conhecedores serem superados. A chave está na dependência de Deus e na humildade para reconhecer isso.

“Não importa quão árduo seja o seu trabalho, ou por quanto tempo está nele (pensando que o seu caminho é o melhor), se você está trabalhando contra os princípios de Deus, você está trabalhando em vão.” (Jeff Tunnell)

Há um princípio a ser observado. Quando entendemos isso, sentimos a graça de Deus agir em nossas vidas. Continuamos no trabalho sério, em busca de conhecimento e sabedoria, força para enfrentarmos os desafios da vida e etc. Porém, como Salomão, chegamos à seguinte conclusão:

“De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.”
(Eclesiastes 12:13)

Que o Senhor, que faz forte o fraco, sábio o inculto e rico o humilde, ilumine nossos corações e mentes para o cumprimento da Sua Soberana vontade.

Em Cristo,
Marcelo Morais.




Nenhum comentário: