Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sem desanimar!

2 Coríntios 4:16-18

16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 
18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

Desde que a humanidade, em Adão, se afastou de Deus, o sofrimento passou a fazer parte do currículo da sua existência.

Mais dia ou menos dia nos veremos em angústia, aflição e sofrimento. Em maior ou menor grau. Com maior ou menor duração. Com ou sem justificativa.

O fato é que durante nossa caminhada, enfrentaremos em algum momento a aflição resultante de um sofrimento.

Mas, como lidar com isso?

Como enfrentar a aflição sem desanimar?

O Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo para nos mostrar o caminho de como enfrentar as aflições com bom ânimo.

Mesmo em uma cidade, cuja pluralidade cultural e um sistema ético-moral corrompido pressionava os cristãos a se desviarem dos desígnios de Deus e se desanimarem diante de tal perseguição, o Senhor revelou que é possível enfrentar as aflições do mundo sem desanimar.

Como, então, manteremos o bom ânimo diante das aflições:

1. Investindo em nossa espiritualidade v.16

O homem externo se abate, sofre enfermidades, fica deprimido, cansado e etc.

Porém, o homem interior se renova quando investimos na Palavra de Deus, na comunhão com o Senhor da Igreja e com a Igreja do Senhor. Oração, louvor e adoração têm a capacidade de renovar nosso ser e apresentar essa renovação em ânimo diante das aflições enfrentadas.

É, como o apóstolo indica em outro lugar, se despir do velho homem que se desfaz em desânimo e se revestir do novo homem que se renova para o pleno conhecimento do Senhor, segundo a imagem dAquele que venceu o mundo e disse: "tenham bom ânimo"

2. Reconhecendo o poder transformador da Glória de Deus v.17

A tribulação tem o poder de nos angustiar apresentando que o sofrimento pode ser o estado normal do ser humano, a palavra final da existência.

Ela, a tribulação, é sempre fatalista.

Entretanto, o Espírito Santo mostra neste texto que o Senhor que transformou água em vinho, lama em remédio, palavra em cura, tem o poder de transformar a tribulação em glória. Aleluia!

Ele, o Eterno Deus, é que sempre tem a Palavra Final, e ao seu tempo tudo dirá: "Glória!"

Ele transforma o choro em alegria. A estéril em mãe de filhos. O enfermo em saudável. O pouco em muito. O pior no melhor.

Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

3. Andando pelo fé v.18

O cristão vive pela fé. 

As coisas que estão invisíveis aos olhos naturais. Escondidas além do que a aflição pode alcançar, somente terão acesso pela fé, pois são envolvidas de eternidade. 

Algumas com aplicação em nossa caminhada terrena, outras na glória celestial, porém todas acessadas pela fé no Eterno Deus, o Todo Poderoso.

O que você vê no aqui e agora é temporal, passageiro, é como nuvem que se dispersa, fumaça que o vento leva, corredeira da chuva fora de tempo. Tudo passa.

O sofrimento passará. A aflição sumirá. A angústia acabará.

Alegre-se no Eterno. Exulte no Deus de sua salvação. Anime-se no Vencedor. Fortaleça-se no Todo Poderoso. Mergulhe nas Águas do Espírito Santo. Renove-se nas promessas de SENHOR.

Creia! É possível enfrentar as aflições sem desanimar.

Em Cristo Jesus,
O que nos enche de bom ânimo,
Marcelo Morais.


Nenhum comentário: