Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Existe uma estilo de vida cristão?

Diariamente me pego pensando sobre o que é o verdadeiro cristianismo. Não se trata de uma crise de fé, na verdade é uma questão sobre o estilo de vida cristão. Em tantos blogs e sites lemos os mais diversos pensamentos sobre o verdadeiro cristianismo ou o falso cristianismo, pois em muitos o combate aos variados estilos de vida vividos por "cristãos" de toda ordem, confissão, ideologia, teologia, liturgia e até orgias... são mais propagados e acessados que outros que tentam nos apresentar algo coerente, simples, persuasivo, edificante e sem ter de avacalhar com outras formas de pensar, mesmo não concordando com algumas outras formas de pensar e ser.

Então, voltando ao meu pensamento, o que será o verdadeiro estilo de vida cristão? Ainda não busco a resposta, na verdade. O que eu quero é poder me desvencilhar de modelos absolutos pregados e defendidos, para observar a vida como ela é. O que eu quero é poder perceber o que Deus está fazendo por meio de pessoas que aparentemente não tem valor algum para a religiosidade, mas que o Senhor usa essa vida com graça, misericórdia e amor. O que eu quero é poder saber até aonde costumes, culturas são tão importantes e relevantes para serem observadas pelos dogmas ou doutrinas se o que está em questão é algo que transcende tudo isso e que por fim todas as coisas serão restauradas e livres de pecaminosidade para cumprir eternamente o propósito de Deus.

Existe um estilo de vida cristão? Existe algo em que podemos nos apegar com todas as nossas forças e sinceridade para nos direcionar ao caminho do discernimento da vontade de Deus para nossas vidas e para os nossos relacionamentos? Eu sei, eu sei. Eu sei que você poderá me falar da Palavra de Deus, do Amor Verdadeiro, da Graça e de outros postulados defendidos pela teologia ortodoxa. Entretanto, a pergunta ainda ecoa. Como praticar os postulados de forma que um cristão maduro daqui seja edificado e edificador numa comunidade cristã madura ali?

Diariamente me pego pensando sobre o que é o verdadeiro cristianismo. Existe uma estilo de vida cristão? Bom, ainda estou observando. Enquanto isso, vivo na Graça de Deus, amando-O porque Ele me amou, entre erros e acertos, vivo na Graça do bom Deus. Espero que algum dia possa encontrar tantos quantos iguais a mim e diferentes também viveram em Amor e na Graça do Senhor.

Abraços,
Marcelo Morais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cristianismo é estilo de vida, não somente filosofia ou algo subjetivo. É prática de vida cristã.

Marcelo Morais disse...

Excelente comentário, pena que foi anônimo. Penso que a prática de vida cristã leva-nos a sair do anonimato e pensar mais sobre o estilo que vem praticando, pois somente se pratica algo quando pensamos sobre esse algo e, é claro, tem-se esse algo subjetivado em nossas vidas para enfim praticar com alguma objetividade. Dessa forma, o estilo com o qual irá se praticar a vida cristã ainda permanece aberto, diferentemente dos que tentam engessar ou empurrar seus próprios estilos aos seus pares. Soldadinho de chumbo pra mim, só de brinquedo e olhe lá, porque rapidinho fico entediado com eles.