Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jesus é o Senhor da história

Texto
Cl 1:1-20

Introdução

A humanidade pode ser dividida em 3 principais categorias, são elas: os que vêem a história passar, os que contam história e os que fazem história.
--
O mundo nunca se esquecerá de pessoas que fizeram história. Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Rui Barbosa, A princesa Isabel, Santos Dumont, Picasso, Madre Tereza de Calcutá, Lutero, Calvino, Freud, C.S. Lewis, Hitler, Henry Ford. Para o bem ou para o mal, homens que fazem história ficam na memória por muitos séculos.

Mas, houve um homem que não somente fez história, mas mudou a história da humanidade. Seu nome é Jesus Cristo. Sua vida e obra mudaram não apenas o calendário do mundo, mas influenciaram toda a humanidade.
O nome de Jesus é poderoso, é majestoso, sublime e soberano.
Na Bíblia, Jesus é afirmado como Deus, Salvador e detentor de toda autoridade quer sobre os céus, quer na terra.

Argumentação

Por que Jesus é tão importante?
1. Divindade. Colossians 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, Colossians 2:9 9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
2. Autoridade e Poder. Mateus 28 e Colossians 2:14-15 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; 15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
3. Obra da Salvação
a. Propiciação – apaziguar, satisfazer a Deus. Ephesians 5:6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
b. Substituição – em lugar de (anti) / em benefício de (huper) Matthew 20:28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. 2 Corinthians 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
c. Redenção – pagar o preço por algo. Hebrews 9:11-12 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, 12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
d. Reconciliação – a alienação do homem em relação a Deus é quebrada. 2 Corinthians 5:18-19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
e. Justificação – Ele nos torna justos diante de Deus. Romans 3:23-24 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
f. Adoção – sua vida nos faz filhos de Deus. John 1:12-13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
g. Santificação – atuação de Jesus em três tempos: passado, presente e futuro. 1 Thessalonians 5:24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Captação
É justamente neste processo salvífico de Jesus, que ultrapassa a linha da história, é que quero apresentar a você a seguinte proposta: Sua História pode ser Diferente.
Olhe ao seu redor.
• Você está satisfeito com a história que o cerca?
• Você está satisfeito com a sua história?

Tema
Sua História pode Ser Diferente,
quando:

1. Você é de Jesus – eu não vou entregar a história da minha vida para alguém que não tem autoridade, poder e está sujeito à história da mesma forma que eu. Eu vou entregar a história da minha vida para Deus, para Jesus Cristo o Senhor da História.
a. Motivo 1 – Jesus Não Rejeita quem se entrega a Ele. Matthew 26:6-7 Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, 7 aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa. Matthew 26:13 Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.
b. Motivo 2 – Jesus Intercede por aqueles que são d’Ele. John 17:9-10 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; 10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Há uma obra intercessória acontecendo a todo instante a favor daqueles que são d’Ele.




2. Você Anda com Jesus – Colossians 2:6-7 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Quem anda com Jesus muda sua vida e muda, para melhor, a história daqueles que o cercam.


Aplicação

Na história do Universo há uma galeria especial. A Galeria dos que fizeram história em Cristo Jesus. Homens e Mulheres que entregaram suas vidas para Jesus e impactaram a história do mundo.
Martim Luther King, Lutero, Calvino, Dietrich Bonheoffer, Agostinho, Simonton, George Whitefield, Wesley, Tereza de Ávila.
Pessoas que entregaram suas vidas para Jesus e andaram com Ele para fazer História e deixar seus nomes escritos para todo o sempre no Livro da Vida.

E hoje qual vai ser a sua história?

Conclusão
Há um Nome sobre todo nome pelo qual todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Deixe-O ser o Senhor da sua história. Entregue-se e ande com Ele....

Nenhum comentário: