Finalidade deste Blog

Olá, seja muito bem-vindo ao meu blog. Nele você encontrará textos de vários autores, inclusive o meu, é claro. Decidi fazer este blog para expressar meus pensamentos e minhas quimeras. Também estarei compartilhando mensagens bíblicas em texto e audio. Meu desejo é que você seja edificado. Então, deixe seu comentário e vejamos como nos edificaremos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Células... o que é isso?

Célula é um pequeno grupo de pessoas que se reúnem semanalmente para crescerem espiritualmente, relacionarem-se de maneira saudável umas com as outras e cumprirem a missão de fazer o nome de Jesus conhecido e glorificado por meio de suas vidas.
Tem como característica o fato de se reunir uma vez por semana fora do templo, praticar efetivamente o evangelismo e o discipulado, e multiplicar-se regularmente a fim de continuar atingindo o seu objetivo.
A célula conta com cinco sistemas que ajudam a cumprir o seu propósito, são eles:

Comunidade ou Célula: um sistema de vida em comunidade garante a comunhão e a edificação dos membros da célula;
Treinamento: este sistema reproduz o discipulado cristão e treina cada membro da célula de forma prática;
Prestação de Contas: um sistema de prestação de contas promove a responsabilidade, o compromisso e a possibilidade de detectar problemas ainda em fase inicial;
Liderança: na célula líderes são formados com vistas à multiplicação, pois o potencial da evangelização está na quantidade de células espalhadas pela cidade;
Evangelismo: este sistema da célula é observado na prática por meio de ferramentas acessíveis e que todos dão conta de usar.

Ainda há os movimentos da célula. Esses movimentos dão uma dinâmica apropriada ao encontro, reunião, da célula. São eles:

Encontrodinâmica para a construção de relacionamentos;
Exaltaçãodinâmica para levar a célula à adoração;
Edificaçãodinâmica na qual a Palavra é melhor apreendida;
Evangelismodinâmica que visa novos relacionamentos.

Dessa forma, célula é mais do que um simples grupo pequeno. É uma ferramenta ágil, veloz e afiada nas mãos de Deus a serviço da Igreja, seu Corpo.
Célula dá oportunidade de o cristão viver o que o Novo Testamento mostra na Igreja Primitiva, ou seja, pequenos grupos de cristãos reunidos em seus lares a fim de ensinar, pregar e viver Jesus Cristo (At 2.42-47; 5.42; 20.20).
A Igreja do Senhor Jesus Cristo de estar sempre está em fase de multiplicação. Isso é motivo de alegria e satisfação por parte da igreja, dos líderes e de Deus. Se a célula é a oportunidade de vivermos mais profundamente a vontade de Deus, a multiplicação é a oportunidade de oferecermos esse estilo de vida a uma maior quantidade de pessoas. Mais pessoas alcançadas pelas células, mais a Palavra de Vida Eterna será proclamada. Quanto maior o número de células, maior a capacidade de cumprir a missão da igreja e dos crentes.
Isso que fazemos é ao mesmo tempo o mínimo e o máximo. Mínimo porque quem efetua em nós tanto o querer como o realizar é o Espírito Santo. Somos pequenos, incapazes e incompetentes para fazer uma vida sequer se render aos pés de Jesus para Salvação Eterna. Isso tudo é da competência e obra do Espírito Santo.
Não obstante, o que fazemos também é o máximo, pois esforçamo-nos para conseguir tempo, disposição e aprimoramento de conhecimentos para melhor servir ao Senhor. Temos nos esforçado para dar e oferecer o melhor para o nosso Deus.
Graças a Ele, o Senhor, que tem nos abençoado e nos dado todas as coisas que nos levam à vida e à piedade. Recebemos bênçãos e bênçãos do Senhor Jesus Cristo.
Avancemos, continuemos nessa obra frutífera, pois Deus é conosco.


Pr Marcelo Morais
Rede de Células.

Nenhum comentário: